Áreas de Intervenção Psicológica

Psicologia Clínica e da Saúde e Psicoterapia

Na psicologia clínica e da saúde, a psicoterapia é um tratamento desenvolvido por psicólogos/psicoterapeutas com índices elevados de eficácia no tratamento de doenças como a ansiedade, depressão ou outro tipo de perturbações psíquicas. A psicoterapia está a ser cada vez mais utilizada para a compreensão e resolução de bloqueios emocionais e nas dificuldades dos relacionamentos interpessoais.

O processo psicoterapêutico promove um maior auto-conhecimento na medida em que são trabalhadas, entre psicólogo e paciente, motivações que deram origem ao estado em que a pessoa se apresenta em consulta bem como uma compreensão bastante mais profunda de si próprio.

Este processo de auto-descoberta traz à consciência a compreensão das origens do seu sofrimento emocional, sendo crucial para reduzir a sintomatologia inicialmente apresentada e sobretudo para a mudança.

A psicoterapia psicanalítica é sempre desenvolvida por um psicoterapeuta devidamente acreditado com formação específica para o efeito.

As sessões de psicoterapia duram cerca de 45 minutos e destinam-se a qualquer idade. A frequência das consultas é acordada entre psicólogo e paciente. 

Seguem algumas das problemáticas mais comuns na intervenção clínica do adulto, adolescente e da criança; bem como no apoio à maternidade/paternidade:

Clínica do Adulto (Saiba mais)

Clínica do Adolescente (Saiba mais)

Clínica Infantil (Saiba mais)

Clinica da Maternidade/Paternidade (Saiba mais)

Existem muitas outras razões para se fazer psicoterapia. Muitas pessoas procuram esta área da Psicologia para obterem um melhor auto-conhecimento, para aprenderem a lidar melhor com diversas situações, para superarem os seus problemas, entre muitos outros motivos.

Esta viagem até ao mundo interior de cada um implica entrar em contacto com experiências agradáveis e outras menos agradáveis, pelo que é importante haver disponibilidade para tal, num espaço seguro e confidencial contruído na relação terapêutica psicólogo-paciente.

Consulte também este artigo para saber mais sobre psicoterapia.

Psicologia Forense

As perícias psicológicas são utilizadas judicialmente como um instrumento de natureza psico-sócio-jurídica de acessoria ao tribunal. As perícias pretendem transmitir de forma objectiva e imparcial informação técnica e especializada sobre as características de personalidade do julgado.

A perícia é mais alargada que uma avaliação psicológica, na medida em que deve contextualizar e enquadrar as circunstâncias em que ocorreu determinado tipo de crime. Deve, por isso, responder às necessidades do julgador e fornecer prognósticos e pistas de intervenção.

Avaliação Psicológica

É um procedimento técnico da área da psicologia capaz de avaliar e diagnosticar com rigor o funcionamento psíquico (personalidade) da pessoa. Normalmente a avaliação psicológica surge como resposta a um pedido ou como instrumento auxiliador da intervenção clínica.

Pode ser solicitada sempre que for necessário apurar a saúde mental do paciente. Os resultados são analisados e interpretados através da observação clínica e dos testes de personalidade aplicados ao avaliado.

Orientação Escolar e Profissional

Destinada, na maior parte das vezes, a alunos do 9º ano ou 12 º ano como auxílio na decisão da área académica a escolher. Perante a complexidade do sistema educativo português e as várias possibilidades de saídas profissionais que existem os alunos vêem-se muitas vezes indecisos nesta etapa da sua vida académica.

Pretende-se com a orientação escolar e profissional, que seja tomada uma decisão consciente da área em que o aluno poderá obter maior satisfação pessoal e académica. Esta orientação assenta numa decisão baseada em dois pilares: as aptidões e os interesses. As aptidões referem-se às capacidades do aluno face determinadas áreas num plano de estudos e os interesses referem-se aos gostos por determinadas saídas profissionais.

Tem a duração aproximada de 4 sessões em que há a aplicação de provas que avaliam as aptidões, interesses, personalidade, hábitos de estudo, entre outros. São esclarecidas dúvidas relativamente a planos de estudos e saídas profissionais. No final, os resultados são apresentados ao aluno e pretende-se que este tome uma decisão sobre a área que irá escolher. 

X

Contacto

Se pretender colocar alguma questão, deixe aqui a sua mensagem. As informações aqui colocadas são privadas e confidenciais sendo que apenas a psicóloga terá acesso às mesmas.

Nome:

Email:

Telefone:

Mensagem:

Irá receber uma resposta tão breve quanto for possível.