||

O stress, as emoções e as doenças de pele

Publicado a por
Sofia Soares Pereira

O adoecer do corpo está intimamente relacionado com o sistema nervoso e com as emoções. Devido à ligação corpo-mente, a Saúde Mental reflecte-se na Saúde Física e por isso há doenças de pele que são a ressonância de perturbações emocionais e de elevados níveis de stress.

A pele é bastante sensível às emoções e é importante saber ouvi-la. Talvez, por isso, se diga em algumas situações que “as emoções estão à flor da pele”. O stress psicológico é impulsionador no surgimento e no agravamento de doenças infecciosas, inflamatórias e auto-imunes. O sistema imunitário fica mais frágil e tem dificuldade em reagir positivamente à doença.

As repercussões incidem em inúmeras inflamações da pele, como por exemplo, o prurido que varia de intensidade conforme os níveis de stress. Entre as doenças de pele citadas, estão a dermatite ou eczema atópica, a dermatite seborreica, a psoríase, a acne, a rosácea, a urticária, o herpes simples, entre outras.

Das diversas doenças de pele acima assinaladas, destaca-se a psoríase, como uma das inflamações crónicas que estabelece uma relação significativa com os distúrbios emocionais. Por este motivo, a psoríase pertence ao grupo das psicodermatoses que afecta homens e mulheres na adolescência e na vida adulta.

É fundamental identificar quais os factores emocionais que estão na origem destes problemas de pele. Na psicoterapia psicanalítica compreende-se que os sintomas deste tipo de problemáticas são a expressão de um intenso mal-estar psicológico, muitas vezes, inconsciente. Na psicoterapia, entre muitos outros assuntos, procura-se conhecer a causa do aparecimento do sintoma. É através do tratamento da causa que se consegue diminuir e resolver o sintoma.

Cuide de si, valorize a sua Saúde Mental!

Primeira publicação: http://www.sitiodamulher.com/o-stress-as-emocoes-e-as-doencas-de-pele

 

Este artigo foi publicado na categoria Artigos. Guarde o link do artigo.

||;

2 comentários para O stress, as emoções e as doenças de pele

  1. Rossana Madeira Martins Diz:

    É interessante como o emocional influi em doenças,por isso é tão importante o papel do psicólogo para melhor identificação do problema,indicando assim, o melhor tratamento.
    Rossana Madeira Martins-Acadêmica de psicologia/Uespi

  2. Olá,
    sem dúvida que o emocional está ligado à pele. Estou a fazer um mini-survey sobre pele, problemas de pele, hábitos de consumo em Portugal, no âmbito da participação de um concurso de empreendedorismo. Caso tenha um problema de pele gostaria mto que me ajudasse com a sua opinião. Poderá ainda partilhar o link com alguém que saiba que tem manifestações na pele. Desde já muito agradeço o v/ feedback!!!
    LINK:
    https://pt.surveymonkey.com/s/6YDJYPN

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

X

Contacto

Se pretender colocar alguma questão, deixe aqui a sua mensagem. As informações aqui colocadas são privadas e confidenciais sendo que apenas a psicóloga terá acesso às mesmas.

Nome:

Email:

Telefone:

Mensagem:

Irá receber uma resposta tão breve quanto for possível.