||

Perturbações alimentares para além da anorexia e da bulimia – Já ouviu falar de Mericismo ou de Pica?

Publicado a por
Sofia Soares Pereira

Actualmente a anorexia e a bulimia têm estado bastante presentes quando estamos perante casos de perturbações alimentares. A verdade é que para além da anorexia e da bulimia nervosa, existem outros tipos de perturbações relacionadas com a alimentação.

A maioria das perturbações alimentares ocorrem desde cedo na infância e na adolescência, embora, se tenha vindo a assistir a um aumento de casos na idade adulta. Neste artigo, destacam-se duas perturbações alimentares que surgem de forma precoce na vida da criança. 

Denomina-se por Mericismo ou Ruminação um quadro psicopatológico em que o bebé ou a criança colocam os alimentos na boca, mastigam-nos, engolem-nos e de seguida regurgitam-nos. Ao ter o mesmo produto alimentar na boca, repetem o mesmo processo. A criança consegue regurgitar os alimentos mastigados sem sentir náuseas ou provocar o vómito. Esta ruminação e manipulação dos alimentos, normalmente ocorrem, quando a criança está sozinha. É mais frequente em crianças do sexo masculino e durante estes episódios a criança apresenta uma postura de vazio perante o mundo que a rodeia. É como se a criança se virasse mais para o seu mundo e anulasse por momentos contacto com o mundo exterior. Se alguém se aproxima, a criança detecta a presença da pessoa e consegue estabelecer contacto com ela. 

A desnutrição, perda de peso e atraso no desenvolvimento acompanham este quadro. Deve-se diferenciar Mericismo de vómito que surge com frequência na primeira infância. Este último pode acontecer por outros motivos; ao passo de que no Mericismo a desorganização psicológica existente faz com que o processo passe pelas fases descritas no parágrafo anterior que vai desde o mastigar ao regurgitar e a repetição do processo com o mesmo produto alimentar.

Denomina-se por Pica um quadro psicopatológico relacionado com a ingestão persistente de produtos não alimentares que costuma surgir em crianças, regra geral, numa fase precoce da 1ª infância. São, sobretudo, crianças deprimidas em cenários de violência, abandono e negligência.

Como possíveis consequências deste quadro psicopatológico precoce as crianças apresentam: atrasos no desenvolvimento, intoxicações devido à substância que é ingerida, dores abdominais, anemia, envenenamentos, perfuração intestinal, entre outros.

Segundo a substância ingerida, a Pica, tem a sua classificação:

Terra e barro: Geofagia

Gelo: Pagofagia

Cabelos: Tricofagia

Pedras: Litofagia

Plantas: Foliofagia

Fezes: Coprofagia

Urina: Urofagia

Tintas: Plumbofagia

Madeira: Xilofagia

Ambas as perturbações alimentares acima descritas andam de mãos dadas com a depressão infantil e com dificuldades significativas ao nível da relação familiar, nomeadamente na díade mãe-bebé.

 Cuide de si, valorize a sua Saúde Mental (e a dos seus)!

Primeira publicação: http://consultaclick.pt/blog/2012/06/22/perturbacoes-alimentares-para-alem-da-anorexia-e-da-bulimia/

 

Este artigo foi publicado na categoria Artigos. Guarde o link do artigo.

||;

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

X

Contacto

Se pretender colocar alguma questão, deixe aqui a sua mensagem. As informações aqui colocadas são privadas e confidenciais sendo que apenas a psicóloga terá acesso às mesmas.

Nome:

Email:

Telefone:

Mensagem:

Irá receber uma resposta tão breve quanto for possível.