Tão ou mais importante que a intervenção é a prevenção! Neste sentido, seguem-se algumas dicas fundamentais para se fazer uma boa manutenção da nossa Saúde Mental. Estas dicas funcionam como prevenção e estão direccionadas a quem já disfrute de boa saúde mental.

1.      Reveja a sua escala de prioridades: Afinal o que é mais importante: estar com as pessoas de quem gosta ou a fazer uma actividade que lhe dá imenso prazer ou passar o fim-de-semana irritada (o) com algo que não fez na sexta-feira e que pode fazer, sem prejuízo, na segunda-feira?

2.      Seja mais assertiva (o): Adopte uma postura assertiva perante os possíveis conflitos que possa ter. Além de reforçar a sua auto-estima, irá certamente aproximar mais as pessoas de si.

3.      Expresse emoções: Permita-se sentir e verbalizar emoções. Não atropele sentimentos e não reprima as suas emoções. Sabia que a ira e a agressividade diminuem de tamanho dentro de nós quando as expressamos através do bom uso da palavra (Ex: “Sinto-me irritado porque…”).

4.      Aprecie os bons momentos: Foque-se e esteja de “corpo e alma” num momento que lhe pode dar prazer. Por outras palavras: Sinta e viva os momentos. É importante ter momentos dedicados unicamente e exclusivamente a si. E, claro, momentos com os outros! Permita-se simplesmente, estar e apreciar.

5.      Sinta-se bem na sua companhia: Sente-se bem quando está sozinha (o)? Faça o teste. É um excelente indicador de boa saúde mental!

6.      Conviva, socialize e elogie os outros: Tire partido da sensação de elogiar os outros. Ser capaz de o fazer é uma virtude!

7.      Postura optimista: Se nada indica que algo possa correr mal, porquê insistir? Optimismo é mais do que meio caminho andado até ao sucesso!

8.      Resolva os problemas um a um: Se estiver insegura (o), saiba que é legítimo pensar antes de decidir alguma coisa. E não é de todo errado voltar atrás se viu que errou.

9.      Diminua experiências que lhe causem stress: Há experiências pelas quais não temos necessariamente de passar para saber o seu resultado. Poupe-se a experiências que por si só, são geradoras de stress e ansiedade.

10.  Sono de qualidade: Identifique o número de horas que necessita dormir para se sentir bem e não abdique delas. Lembre-se que menos de 6 horas por noite num adulto podem provocar alterações variadas a médio-longo prazo. Insónias ou hipersónias (dormir em excesso) são alterações de sono que devem ser analisadas.

11.  Pratique exercício físico e tenha uma alimentação cuidada: Costuma-se dizer ”Mente sã em corpo são”.

12.  Colocar estas dicas em prática!

As dicas acima descritas, como já foi referido, apenas fazem sentido para quem se sente bem. Lembre-se que alguém que tenha o humor deprimido, dificilmente conseguirá realizar com sucesso estas dicas.

A prevenção é, sempre que possível, o caminho certo!

Cuide de si, valorize a sua Saúde Mental!

Primeira publicação: http://www.sitiodamulher.com/12-dicas-para-nao-descuidar-da-sua-saude-mental