O que é a Psicoterapia?

A Psicoterapia é um método terapêutico utilizado por psicólogos no tratamento de perturbações ou alterações psicológicas como ansiedade, depressão ou qualquer outro tipo de perturbação psíquica.

Existem várias abordagens teóricas na orientação de uma psicoterapia. Destacam-se as psicoterapias psicanalíticas, as cognitivo – comportamentais, as sistémicas, as construtivistas, entre muitas outras.

Na psicoterapia de orientação psicanalítica compreende-se que os sintomas de um quadro psicopatológico são a expressão de um sofrimento interno inconsciente. Na psicoterapia, entre muitos outros assuntos, investiga-se a causa do aparecimento do sintoma. É através do tratamento da causa que se resolve o sintoma.

Assim, na psicoterapia não é suficiente tratar o sintoma mas sim resolver a causa.

O processo psicoterapêutico promove um maior auto-conhecimento na medida em que são trabalhadas, entre psicólogo e paciente, experiências que deram origem ao sintoma bem como uma compreensão bastante mais profunda de si próprio.

Este processo de auto – descoberta traz à consciência a compreensão das origens do sofrimento emocional da pessoa, sendo importante para tratar a sintomatologia inicialmente apresentada e sobretudo para a mudança.

Qual a frequência e duração de cada consulta?

As consultas clínicas duram cerca de 45 minutos. A frequência das consultas é sempre acordada entre psicólogo e paciente. No entanto, sendo um processo gradual que promove a reflexão contínua sobre a pessoa, a frequência semanal, bissemanal ou trissemanal é a mais adequada.

Qual a duração da psicoterapia psicanalítica?

Uma vez que à psicoterapia psicanalítica estão subjacentes mudanças bastante profundas na personalidade da pessoa, esta terapia não é de curta duração. Cada pessoa é única e por isso a duração deste processo é ajustável e não pré-definido.

A psicoterapia serve apenas para tratar perturbações psíquicas?

Não. As consultas de psicologia e a psicoterapia não estão apenas direccionadas para pessoas com algum tipo de perturbação psicológica. Existem muitas outras razões para se fazer psicoterapia. Muitas pessoas procuram esta área da Psicologia para obterem um melhor auto – conhecimento, para aprenderem a lidar melhor com diversas situações, para superarem os seus problemas, entre muitos outros motivos.

É acima de tudo uma forte aposta na saúde mental de cada um.

A quem se destina?

A todas as pessoas, de ambos os sexos e de todas as idades: crianças, adolescentes, adultos e seniores.

Medicação e/ou Psicoterapia?

A medicação, por vezes, ajuda no alívio dos sintomas e pode ser um forte aliado no tratamento de algumas perturbações psíquicas. Não nos podemos esquecer que sem medicação os sintomas mais tarde ou mais cedo acabam por regressar, ou seja, não se está a tratar a causa, mas sim o sintoma. A medicação é prescrita por um médico-psiquiatra e a psicoterapia é desenvolvida por um psicólogo-psicoterapeuta. Na psicoterapia procura-se resolver as causas dos sintomas, sendo por isso o seu efeito mais eficaz e duradouro.

Porque é que é importante sentir-se confortável com o psicólogo?

Esta viagem até ao mundo interior de cada um implica entrar em contacto com experiências agradáveis e outras menos agradáveis, pelo que é importante haver disponibilidade para tal, num espaço seguro e confidencial construído na base da relação terapêutica entre psicólogo e paciente. A relação que se vai construindo com o psicólogo é determinante para o sucesso terapêutico, razão pela qual deverá sentir-se bem nesta partilha pessoal.

Cuide de si, valorize a sua Saúde Mental!

Primeira publicação: http://www.sitiodamulher.com/perguntas-e-respostas-sobre-psicoterapia