O adoecer do corpo está intimamente relacionado com o sistema nervoso e com as emoções. Devido à ligação corpo-mente, a Saúde Mental reflecte-se na Saúde Física e por isso há doenças de pele que são a ressonância de perturbações emocionais e de elevados níveis de stress.

A pele é bastante sensível às emoções e é importante saber ouvi-la. Talvez, por isso, se diga em algumas situações que “as emoções estão à flor da pele”. O stress psicológico é impulsionador no surgimento e no agravamento de doenças infecciosas, inflamatórias e auto-imunes. O sistema imunitário fica mais frágil e tem dificuldade em reagir positivamente à doença.

As repercussões incidem em inúmeras inflamações da pele, como por exemplo, o prurido que varia de intensidade conforme os níveis de stress. Entre as doenças de pele citadas, estão a dermatite ou eczema atópica, a dermatite seborreica, a psoríase, a acne, a rosácea, a urticária, o herpes simples, entre outras.

Das diversas doenças de pele acima assinaladas, destaca-se a psoríase, como uma das inflamações crónicas que estabelece uma relação significativa com os distúrbios emocionais. Por este motivo, a psoríase pertence ao grupo das psicodermatoses que afecta homens e mulheres na adolescência e na vida adulta.

É fundamental identificar quais os factores emocionais que estão na origem destes problemas de pele. Na psicoterapia psicanalítica compreende-se que os sintomas deste tipo de problemáticas são a expressão de um intenso mal-estar psicológico, muitas vezes, inconsciente. Na psicoterapia, entre muitos outros assuntos, procura-se conhecer a causa do aparecimento do sintoma. É através do tratamento da causa que se consegue diminuir e resolver o sintoma.

Cuide de si, valorize a sua Saúde Mental!

Primeira publicação: http://www.sitiodamulher.com/o-stress-as-emocoes-e-as-doencas-de-pele